terça-feira, 23 de abril de 2013

Receita: Tarte de feijão

Como nos sobraram alguns feijões da experiência que tínhamos feito na semana anterior, mais ou menos uma lata cheia, e porque somos muito gulosos, decidimos cozinhá-los e fazer uma tarte de feijão.

Como estava deliciosa, nem conseguimos esperar para tirar uma fotografia para colocar no bloguefólio, mas deixamos aqui a receita para que a possam fazer e provar.



Ingredientes:




Procedimento: 

Cozemos o feijão que de seguida foi triturado até ficar em puré. Juntámos o coco, a farinha, a margarina derretida e os ovos inteiros. Batemos tudo muito bem com a batedeira dos bolos. Por fim, colocámos a massa folhada em cima de uma tarteira e picámos a massa com um garfo. Deitámos então o preparado em cima da massa e foi ao forno durante 30 minutos a 180ºC.



Estava deliciosa e adorámos o nosso lanche! 
(Tesouros)


quinta-feira, 18 de abril de 2013

Mural da Primavera

Quando chegámos de manhã à sala a Rita tinha uma surpresa para nós. Trouxe-nos um video musical muito animado e gostámos muito de aprender uma nova canção sobre a Primavera.








Inspirados pela nova canção decidimos fazer um mural coletivo e gigante para colocarmos junto à porta da sala. Para fazermos este trabalho utilizámos as tintas guache, as nossas mãos, pincéis, e fundos de garrafas diferentes, como carimbos.

Foi este o resultado:








quarta-feira, 17 de abril de 2013

A Germinação dos Feijões

Do feijão ao feijoeiro


Depois de termos trabalhado a história: A viagem da sementinha, decidimos plantar uma semente. Para tal pedimos aos pais para trazer para a sala alguns feijões e copos de plástico.

Para conseguirmos perceber o que uma semente necessita para crescer, fizemos uma pequena experiência em grupo. 
Primeiro preenchemos uma tabela, onde fizemos a previsão do que aconteceria a cada feijão, tendo em conta os elementos que cada um receberia diariamente (água, luz e terra).




Em alguns casos tínhamos dúvidas e então colocámos ambas as hipóteses para depois mais tarde comprovarmos. 

Para comprovarmos fizemos então a experiência. Num dos recipientes colocámos o feijão enterrado na terra, e este estava ao sol e era regado diariamente.





Num outro copo de plástico colocámos o feijão enterrado na terra e este estava ao sol. Contudo não era regado.





Num outro copo de plástico colocámos o feijão totalmente submerso na água e este estava ao sol. Contudo não colocámos a terra.




Por fim, noutro copo de plástico colocámos o feijão enterrado na terra e este foi regado diariamente. Contudo foi colocado dentro de um armário para não apanhar a luz do sol. 


Depois desta experiência em grupo, todas as crianças realizaram uma individual. Cada tesourinho colocou um dos feijões que trouxe de casa num copo de plástico, juntamente com um pedaço de algodão, e regou o feijão.

Aqui ficam algumas das fotografias:








Para acompanharmos o crescimento do nosso feijoeiro fomos assinalando os dias em que eram regados e assinalava-mos as suas alterações, numa tabela individualmente. Este tipo de acompanhamento foi muito positivo e gostámos muito de: observar a raiz a sair do interior do feijão, percebermos que se rasga a casquinha do feijão, ver o caule a crescer de dia para dia, bem como o aparecimento das primeiras folhas. 




quinta-feira, 11 de abril de 2013

A Viagem da Sementinha


Hoje a Rita trouxe-nos uma história sobre o ciclo de vida de uma semente de maçã. Estivemos a ouvir a história muito atentamente, ao mesmo tempo que as imagens apareciam no computador.





Depois abrimos uma maçã e descobrimos as sementes que esta tinha no seu interior. Todos gostamos muito de maçã e esta é umas das frutas preferidas da maior parte dos tesourinhos. 






Decidimos então em conjunto fazer o reconto da história para nunca mais nos esquecermos do ciclo de vida de uma semente.
Aproveitámos as metades da maçã para carimbar duas folhas de cartolina, sendo que estas seriam o fundo para expor na sala o reconto e as respetivas imagens da história. 
Em grande grupo fizemos o reconto e colorimos as várias imagens que compunham a história. Depois, e com a ajuda da Rita, escrevemos o resumo no computador a pares. No final o nosso trabalho ficou assim:






quinta-feira, 4 de abril de 2013

A Primavera


Como sabem já começou a Primavera!

Para celebrar esta nova estação do ano aprendemos o seguinte poema: 

  


Este poema foi escrito por nós no computador da sala, a pares e com a ajuda da Rita. 


Gostámos muito de encontrar as imagens na Internet, procurar as letras e clicar no rato! 
(Tesouros)


Para além deste poema decidimos ainda decorar a sala com umas borboletas muito originais:






O que acharam das nossas borboletas?